Homenagem ao congo encanta crianças em festival musical
Um dia de muita alegria e diversão, repleto de música e interação para as crianças matriculadas no Centro Municipal de Ensino Fundamental (Cmei) Ocarlina Nunes Andrade, que fica em São Cristóvão. A unidade de ensino realiza, nesta sexta-feira (30), nos turnos matutino e vespertino, o festival musical “MusicONA”.
Além de envolver os pequenos em um ambiente divertido de musicalização, o dia também é marcado por uma homenagem ao congo capixaba, ritmo que faz parte da identidade cultural de Vitória. Nas últimas semanas, as crianças construíram e manusearam instrumentos característicos dessa manifestação cultural capixaba, a partir de materiais recicláveis.
Pela manhã, a apresentação musical teve muita animação por parte dos pequenos. Com direito à figurino, eles cantam e dançaram a música “Puxada de rede”, do grupo capixaba Manimal.
Para completar a festa, não poderia faltar a presença de uma banda de congo. A unidade de ensino convidou a banda Amores da Lua, do bairro Santa Martha, que sob o comando do mestre Ricardo Sales, deu um show durante a apresentação que encantou crianças e equipe escolar.
“Gostei de tudo, foi muito legal. Ensaiamos e ficamos vários dias construindo e conhecendo os instrumentos. Eu dei o nome do meu de castambo, mas é uma casaca, igual à do congo”, disse Carlos Eduardo, do grupo 6.
Da mesma turma, Valentina Campos contou que ficou encantada com a festa. “Gostei muito de tocar e dançar com eles! Quero que aconteça mais vezes”, afirmou.
MusicONA
O MusicONA é um projeto experimental, fruto de um planejamento coletivo e muita dedicação por parte da equipe escolar do Cmei. A pedagoga Guida Mesquita explicou sobre o desenvolvimento do projeto.
“É um projeto piloto que será avaliado pela equipe de professores e pedagogas no plano de ação ao final do ano. O objetivo é trabalhar a musicalização que é garantida nos currículos da Educação Infantil, enfatizando o interesse pela música nos seus diversos estilos, ritmos, harmonia, movimentos e melodia. Além das possibilidades de apresentar vários instrumentos musicais, despertando a curiosidade e habilidades desde a primeira infância”, disse.
“Foi um momento bastante significativo para todos os envolvidos e principalmente para as crianças, porque a musicalização desperta o sentido e a sensibilidade musical. Com isso, vai aguçando na criança vários sentimentos, trazendo emoções, fantasia, encantamento e envolvimento com a dança e instrumentos musicais, criando memórias afetivas”, ressaltou a diretora da unidade de ensino, Maria da Penha.
Fonte: Prefeitura de Vitória
Especialista em moderação e revisão de conteúdo para jornais do consórcio de notícias, garante a qualidade editorial e a precisão das publicações, mantendo padrões rigorosos de precisão e excelência informativa.