Bloco Kustelão agora faz parte do calendário oficial de Vitória

Bloco Kustelão agora faz parte do calendário oficial de Vitória

Na tarde desta quarta-feira (26), participei da solenidade de sanção do projeto de lei de autoria do deputado estadual Denninho Silva que incluiu o BLOCO KUSTELÃO que desfila aos sábados após o carnaval pelas ruas de Jardim Camburi e arrasta mais de 30 mil foliões, no calendário oficial de eventos de Vitória.

A primeira edição do Kustelão foi no ano de 2003 e a evolução da festa promovida levou o desfile do bloco para a Avenida Norte Sul, que passa por Jardim Camburi ligando a capital ao município de Serra.

Comandada pela Banda Movimento, que no carnaval 2024 completou 30 anos, o Kustelão arrastou por quase 4 quilômetros, cerca de 35 mil pessoas. Joubert de Oliveira, um dos responsáveis pelo bloco, avalia essa lei como reconhecimento. “Isso é uma luta nossa há alguns anos! Sempre batalhamos bastante para colocar o bloco na rua. Agora, com a sanção do prefeito, acredito que no próximo ano será melhor e, sem dúvida isso é um marco da cultura capixaba”.
Durante a solenidade de sanção da lei, o líder comunitário Evandro Figueiredo destacou o avanço que o Bloco Kustelão teve nos últimos anos devido ao apoio do prefeito Lorenzo Pazolini: “Faço questão de agradecer o prefeito Lorenzo Pazolini por todo apoio que tem dado ao Bloco Kustelão providenciando apoio da Guarda Municipal, banheiros químicos, lixeiras, bebedouros, fiscalização do disk-silêncio, carro pipa e toda estrutura para o bloco desfilar, como foi esse ano, e não termos uma única ocorrência policial, mostrando que é possível termos uma festa organizada e pacífica.” destacou Evandro.

Já o autor da lei, o ex-vereador e hoje deputado estadual Denninho Silva destacou: “Recebi com muita alegria a notícia da entrada do Kustelão no calendário oficial de Vitória com sentimento de reconhecimento de um evento que é feito há 21 anos na raça, sem apoio de empresas. A nossa preocupação sempre é subir o nível, ano a ano. Agora, oficialmente um evento cultural de Vitória, vamos em busca de apoio, patrocínio para, com o recurso, proporcionar a todos que fazem parte da festa, uma grande evento e, sobretudo, com segurança”, completou.

A lei será publicada no diário oficial desta quinta-feira (27).