Contação de história com autora capixaba cativa famílias de Jardim Camburi

Contação de história com autora capixaba cativa famílias de Jardim Camburi

Com o objetivo de promover um tempo de qualidade para a comunidade escolar, fortalecendo vínculos entre as famílias e as crianças dos grupos 3 e 4, o Centro Municipal de Educação infantil (Cmei) Rubens José Vervloet Gomes, que fica em Jardim Camburi, realizou na manhã e tarde desta quinta-feira (13), uma contação de história com a presença ilustre da autora capixaba Marta Samor.

A plateia foi convidada a se sentar confortavelmente em tapetes e almofadas que foram espalhados pelo pátio do Cmei. A ideia era que os pares vivenciassem um momento prazeroso de afeto e alegria, fortalecendo vínculos com as crianças.

Sob os olhares atentos das famílias e dos pequenos e com direito a um cenário especial preparado para a atividade, a autora promoveu um momento lúdico e divertido, contando a história dos livros “Joaozinho o marinheiro azul” e “As três bruxinhas”, ambos de sua autoria.

“O foco dessa ação são as famílias. Nosso projeto deste ano fala muito disso: estamos construindo uma história com as crianças e por isso precisamos pensar no tempo de qualidade que passamos com elas, afinal são o que temos de mais precioso. É sempre importante refeltir sobre a importância de ocupar o nosso espaço em suas vidas e demarcar essa relação afetiva de carinho, de amor e carinho”, disse a diretora do Cmei, Terezinha Souza.

O tema das histórias se relaciona com o projeto educacional que será desenvolvido na unidade este ano, denominado: “Eu e você fazemos parte dessa história”. O tema irá nortear os projetos de sala e ainda prevê diversas ações que irão trazer as famílias para dentro do Cmei, promovendo tempo de qualidade entre os pares e proporcionando a construção de memórias afetivas para a comunidade escolar.

Reflexão e afeto

A atividade com a autora aconteceu nos turnos matutino e vespertino, sendo marcado por grande adesão das famílias, que fizeram questão de ir até o Cmei para vivenciar esse momento com os pequenos. As famílias relataram que a ação foi importante para refletir sobre o tempo, a dedicação e o afeto com as crianças.

“Eu gostei bastante. Tivemos um aprendizado muito significante em relação ao tempo, a estar presente, estar com a criança, pois a vida passa rápido e elas precisam dessa atenção e dessa presença, de estar junto, brincar. A minha filha adorou!”, disse Lorena Souza, mãe de Bella, do grupo 4.

 

“Achei maravilhoso. É muito importante a realização dessas ações. Para mim foi um momento de reflexão, principalmente sobre as oportunidades. Temos de pensar mais no dia a dia e na relação com os nossos filhos, muitas vezes vamos deixando para depois, e a infância passa rápido, quando você se dá conta você perdeu momentos e fases especiais. Achei muito importante a reflexão”, afirmou Charlini Contarato, mãe de Pedro do grupo 4 e de Julia, do grupo 6.

 

“Foi uma atividade muito boa, tive um muito gostoso e feliz com a minha netinha. Acho importante a escola convidar as famílias. São momentos que marcam para a vida toda, tanto para nós quanto para eles”, disse Édson Luiz, avô de Laura Moraes, do grupo 4.

Fonte: Prefeitura de Vitória.