Emerson Schiffler é candidato a deputado federal com apoio da comunidade Pomerana
Nascido em Colatina, o empresário e diretor sindical Emerson Schiffler é uma nova opção para representar o Estado do Espírito Santo na Câmara Federal. Emerson é descendente de imigrantes Pomeranos e italianos. Emerson Schiffler tem orgulho das comunidades de sua origem, a Comunidade Pomerana está no estado a 163 anos quando desembarcaram no Espírito Santo os primeiros imigrantes, inicialmente foram 27 famílias, um total de 117 pessoas.
As primeiras famílias de origem Pomerana desembarcaram no Rio de Janeiro após uma jornada de dois meses de viagem. Do Rio de Janeiro, em breve escala, na Capital do Império, onde estava sediada a “Central de Colonização”, responsável pelo transporte e contratos, o grupo de imigrantes pomeranos seguiram de barco até o porto de São Mateus, chegando na capital Vitória no dia 28 de junho.
A Pomerânia estava localizada entre a Europa e o Mar Báltico, Os pomeranos por tradição são dedicados a agricultura e o solo fértil, a diversidade hídrica e a localização estratégica desencadearam disputas pela posse da terra na Idade Média, deixando-a marcada por guerras, epidemias e fome. A imigração, neste contexto, mostrou-se como uma opção para a sobrevivência. Durante um período prolongado, diferentes conflitos devastaram o local. Em 1720, o território é conquistado pela Prússia, que em 1817 institui a “Província Prussiana da Pomerânia”. No século XIX, conforme aborda a autora, mudanças políticas, econômicas e sociais contribuíram de forma significativa para o agravamento da situação de crise. A instabilidade social gerada pelo desemprego impulsionou os pomeranos a imigrarem para o Brasil, com destaque ao Espírito Santo.
Para alcançar os lotes coloniais, seu destino final, os imigrantes tinham que subir o Rio Santa Maria até o então “Porto do Cachoeiro”, atual Santa Leopoldina. Nessa primeira viagem vieram os Bielke, Graunke, Krause, Küster, Raasch, Reinnholz, Schulz, Schmidt, Schumacher, Schroeder, Schwantz, Zumach, entre outros. Nos contratos de estabelecimento agrícola constam informações sobre os locais de origem na Europa, tais como: Horst, Bonin, Glietzig e Lankow. Essa região, hoje em dia, pertence à Polônia e compõe a parte noroeste desse país junto ao mar Báltico. Até 1860 vieram outros 46 imigrantes. Porém, o maior fluxo se verifica entre os anos de 1868 a 1874. Ao todo, foram 2.223 colonos de origem pomerana que entraram no Estado.
A religião luterana, fundamenta a Igreja Evangélica Luterana do Brasil. “Somos de origem trabalhadora, agricultores, faço parte da comunidade, procuro estar sempre presente nas obras sociais da igreja Luterana” declara Emerson Schiffler. Emerson Schiffler tem um crescimento no cenário político capixaba pelo trabalho que há décadas desenvolve no setor de locação, guinchos, seguros como empresário.
Como homenagem à comunidade pomerana no estado, Emerson nos enviou fotos e imagens da Igreja Luterana localizada no interior de Colatina. A igreja e no patrimônio, distrito de Estrela, Emerson Schiffler, tem orgulho de ser descendente de pomeranos. A Igreja Evangélica Luterana do Brasil é um dos legados dos Pomeranos no estado do Espírito Santo, e está presente em vários municípios, onde a fé move o crescimento das famílias dos imigrantes desde a sua chegada em terras capixabas.
Por Mario Berardinelli
Moderação e Revisão de Conteúdo Geral. Distribuição do conteúdo para grupos segmentados no WhatsApp. Cadastre-se gratuitamente e receba notícias diretamente em seu celular. Clique Aqui