PMV amplia horário de atendimento nas Unidades de Saúde

PMV amplia horário de atendimento nas Unidades de Saúde
Foto: Reprodução.

A partir da segunda-feira (07), as Unidades de Saúde de Jardim Camburi e Maruípe terão atendimentos das 7h às 22h, de segunda a sexta-feira e, aos finais de semana e feriados, das 7h às 19h.

“Tivemos um grande desafio na saúde em razão da pandemia e necessidade em atender nossa população com dignidade. Fizemos um redesenho nos nossos serviços e abrimos seis unidades de saúde aos finais de semana e feriados. Foi uma experiência inédita e muito exitosa. Agora, vamos dar mais um salto na ampliação do atendimento com a extensão dos horários nessas duas unidades. Serão ofertadas mais 2 mil consultas. Queremos que os moradores da capital sejam atendidos com celeridade e dignidade. Essa é a Vitória que queremos”, disse o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini.

Para a secretária de Saúde de Vitória, Thais Cohen, essa ampliação dará oportunidade para que a população economicamente ativa consiga acessar os serviços de saúde. “Essa ampliação vem para facilitar as pessoas que têm dificuldade de acessar os nossos serviços de saúde em horário comercial. Para essa extensão de horário noturno, estamos disponibilizando mais quatro médicos, sendo dois em cada Unidade. Dessa forma, Vitória efetiva a oferta assistencial nesses locais”, destaca a secretária de Saúde de Vitória, Thais Cohen.

A ampliação do horário de atendimento das Unidades de Saúde foi um dos compromissos de campanha do prefeito Lorenzo Pazolini.

Confira os principais destaques da Saúde:

Ampliação

Em janeiro, a Prefeitura de Vitória ampliou o atendimento em seis unidades de saúde, durante todos os dias da semana, inclusive nos finais de semana e feriados, com funcionamento das 7h às 19h.

Nesse período, as Unidades de Saúde da Praia do Suá, Conquista/Nova Palestina, Maria Ortiz, Jardim Camburi, Maruípe e Santo Antônio realizaram 23.240 atendimentos a pessoas com queixas de baixa gravidade. Já nos dois prontos atendimentos da Praia do Suá e São Pedro foram realizados 24.100 atendimentos.

Oftalmologia

Desde janeiro, a Prefeitura de Vitória está ofertando, de forma complementar ao Estado, consultas e exames especializadas em oftalmologia. Ao todo, são disponibilizados 20.400 consultas e 174.900 exames, por ano.

Até o momento, já foram realizados 3.720 atendimentos e 100% das pessoas com maior gravidade oftalmológica já foram contemplados. Em janeiro de 2021, a fila de espera era de 15.158 pessoas. Hoje, há 9.500 pessoas aguardando.

As consultas e exames são realizados na Santa Casa de Vitória e, para ser atendido, o morador da capital deve passar pela consulta médica em sua unidade de saúde de referência. Havendo necessidade, o médico realiza o encaminhamento para a consulta ou exame oftalmológico.

Consultas Especializadas

Vitória está atuando fortemente para diminuir o tempo de espera por consultas e exames especializados. A rede de saúde passou a contar com ambulatório de Mastologia, exame de espirometria, implantação do DIU e ampliação da oferta de consultas especializadas em Nutrição.

Está em andamento a publicação de editais de credenciamento de outras especialidades, como cardiologia, angiologia, dermatologia endocrinologia, nefrologia, pneumologia, entre outras.

Em 2021, foram realizadas 42.199 consultas especializadas, quase o dobro do que foi ofertado em 2020, quando foram realizadas 29.246 consultas especializadas.

Contratação

Para garantir o atendimento aos munícipes e suprir as demandas de afastamentos por sintomáticos respiratórios e demais licenças, 248 profissionais foram contratados de forma temporária e 135 profissionais aprovados em concurso público foram nomeados.

Atenção Básica

Em 2021 ampliamos 30 % das consultas médicas na Atenção Primária. Foram 100 mil consultas a mais.

Casa Rosa

Há quatro meses, a Prefeitura de Vitória inaugurou mais um equipamento público voltado diretamente para o atendimento à mulheres e suas famílias em situação de violência: a Casa Rosa.

De outubro de 2021 a janeiro de 2022, 210 pessoas foram acolhidas e 510 procedimentos realizados.

Fonte: Prefeitura de Vitória.