Praça de Jardim Camburi será reformada e vai ganhar rua elevada e área verde
A Praça Sagrada Família, localizada em Jardim Camburi, em Vitória, deve ganhar uma cara nova já a partir de 2022. Um projeto anunciado pela Prefeitura de Vitória promete elevar algumas ruas no entorno, instalar novas áreas verdes, além de colocar câmeras de videomonitoramento e fiação subterrânea.
O edital de licitação das obras foi lançado nesta sexta-feira (21) com um valor de R$ 2,49 milhões. Ainda não há um prazo para que a reurbanização sejam concluída. A praça da igreja, como é conhecida, fica no coração do bairro mais populoso da Capital.
A área 2.929,62 m² passará por uma reurbanização semelhante ao que foi anunciado para o Centro de Vitória, Rua da Lama e Curva da Jurema. Em entrevista à reportagem de A Gazeta, o secretário de Desenvolvimento da Cidade e Habitação, Marcelo de Oliveira, explicou que conceitos parecidos serão utilizados em Jardim Camburi. Porém, não é possível incluir a Praça Sagrada Família como um dos polos gastronômicos pela ausência de estabelecimentos do gênero nas proximidades.
“Um polo gastronômico precisa ter algumas características. São conceitos parecidos [na Praça Sagrada Família], como o nível da rua, iluminação e segurança. Mas, pela lei dos polos, é necessário ter no mínimo doze estabelecimentos próximos a um raio e que tenham compromisso. Em Jardim Camburi será uma reforma, troca de piso, uma reurbanização, pra valorizar as pessoas que passam pelo local”, detalhou.
Com o nivelamento da rua, a ideia da prefeitura é que os veículos reduzam a velocidade, mudando a cara do local. Segundo o secretário, não haverá qualquer interferência ou mudança no trânsito após a conclusão das obras. O fluxo e os sentidos serão mantidos.
Para quem passa de carro ou moto pelo local, a única diferença será o nivelamento da rua, que deve provocar redução na velocidade. Trechos da rua Alcino Pereira Neto e da Avenida Augusto Emílio Estelita Lins que são próximos da praça também terão o piso elevado.
Perguntado sobre o prazo para o término das obras, o secretário Marcelo de Oliveira preferiu não definir uma data. Disse que a expectativa da administração municipal é começar as obras ainda neste ano, após a publicação do edital de licitação.
Ainda segundo o secretário, uma comissão deve ser formada para reunir moradores e comerciantes com o objetivo de discutir as mudanças no local.
O prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini (Republicanos), lembrou que o investimento ocorre após economia de cerca de R$ 100 milhões na folha de pagamento.
“Já publicamos editais importantes, como a maior obra da história da Grande São Pedro, local que não teve investimento nos últimos anos. Na Curva da Jurema, edital está publicado para a reestruturação. Agora, vamos continuar investindo no bairro Jardim Camburi, lugar onde já começamos uma obra de uma escola”, disse.
Fonte: A Gazeta.
Especialista em moderação e revisão de conteúdo para jornais do consórcio de notícias, garante a qualidade editorial e a precisão das publicações, mantendo padrões rigorosos de precisão e excelência informativa.