Prefeitura de Vitória amplia oferta de consultas a pessoas com Deficiência e TEA

Prefeitura de Vitória amplia oferta de consultas a pessoas com Deficiência e TEA

Uma manhã marcada por muita emoção! Assim foi nesta sexta-feira (26) quando a Prefeitura de Vitória assinou o contrato com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) e Associação dos Amigos dos Autistas do Espírito Santo (AMAES), para prestação de serviços de atendimento e acompanhamento especializado à Pessoa com Deficiência (PcD) e ao paciente com transtorno do espectro do autismo (TEA).

Estiveram presentes na solenidade o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, a secretária de Saúde, Joanna De Jaegher, a presidente da Amaes, Pollyana Paraguassú, presidente da Apae, Hércules da Silva Falcão, equipe da Secretaria de Saúde (Semus), vereadores, representantes do Conselho de Saúde, e demais autoridades locais.

“É um momento de muita emoção. No encerramento da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltiplas, estamos ampliando em 54% a oferta de consultas, passando de 44.628 consultas para 68.628, um aumento de 24 mil consultas ao ano, com um investimento de R$ 3,4 milhões. A nossa prioridade é a vida. Cuidar das pessoas é a nossa missão. Quando assumimos, tínhamos cerca de R$ 7,5 milhões nos cofres da Prefeitura para investir em todos os bairros da Cidade. E hoje, estamos aqui, repassando metade do que tínhamos para investir. Para mim, isso é uma realização de um sonho. Poder propiciar às pessoas dignidade. Isso é o que nos motiva!”, disse, emocionado, o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini.

Os pacientes serão atendidos por uma equipe multidisciplinar composta por médico, terapeuta ocupacional, fonoaudiólogo, fisioterapeuta, psicólogo, assistente social e terão atendimento e acompanhamento em reabilitação nas múltiplas deficiências, consulta médica especializada e aplicação de teste para psicodiagnóstico com avaliação psicológica.

“Estamos dando um salto de qualidade muito grande no atendimento, passando de 44.628 consultas para 68.628. Com isso, vamos universalizar o atendimento, dando oportunidade para que todos possam ter acesso e acessibilidade aos serviços. Considerando a importância da intervenção precoce e da necessidade de ampliação do acesso de forma equitativa, cada paciente terá um plano de tratamento para a faixa etária. Estamos ampliando outros credenciamentos para que os pacientes também possam ter acesso aos exames. Temos que pensar no todo. Agradeço muito ao Prefeito pelo apoio incondicional que tem dado à Saúde”, destacou a secretária de Saúde de Vitória, Joanna De Jaegher.

“Gratidão! Estou muito emocionada com esse momento tão importante para as nossas crianças e jovens com deficiência. Há pessoas que nos ajudam, que falam, que contribuem de forma pontual e outras que nos carregam no colo. Prefeito, a sua equipe tem feito isso com a gente. Nosso muito obrigada! Com esse compromisso da sua gestão, tenho certeza que estamos alcançando novo vôo. Isso é cuidar de pessoas. Tenho certeza que estamos transformando a vida de muitas pessoas”, falou a presidente da Amaes, Pollyana Paraguassú.

 

Fonte : Prefeitura de Vitória